domingo, 29 de julho de 2012

Mês Vocaional


Estamos prestes a iniciar o mês de agosto, dedicado especialmente em nossa Igreja pelas vocações.

O mês vocacional tem sua origem logo após o Concílio Vaticano II. Com o objetivo de despertar a consciência das comunidades para a co-responsabilidade, num período de crise das vocações de especial consagração. 
Em 1970 surgia a primeira experiência do mês vocacional no Brasil. Esta iniciativa deu certo e, em 1981, a Assembléia Geral da CNBB instituiu o mês de agosto como mês vocacional para todo o Brasil.

Vale a pena recordar o que celebramos no mês de agosto: no primeiro domingo destacamos o dia do padre, a motivação é a festa de S. João Maria Vianey, lembrada no dia 04 de agosto, padroeiro dos párocos. 
No segundo domingo celebramos o dia dos pais, recordamos, então, o chamado a gerar vida, a continuar com a obra criadora de Deus. Ser pai e ser mãe, constituir família, assumir um estado de vida na Igreja. 
Motivados pela festa da Assunção de Maria, modelo de todos aqueles que dizem sim, celebramos no terceiro domingo a vocação religiosa. São recordadas aqui a vocação religiosa feminina e masculina. 
No quarto domingo recordamos todos os ministérios leigos e, no quinto domingo a vocação dos catequistas. 
Coloquemo-nos em oração por todos os jovens, para que Deus continue suscitando em seus corações este ardente desejo de se doar inteiramente a causa do reino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário